Conversa com Pr. Francisco Vieira: Um missionário na África


O jovem Francisco Vieira se envolveu com o trabalho de missões aos 18 anos, foi enviado à África aos 23 anos pela Assembléia de Deus Cidade dos Funcionários, onde já era consagrado como missionário e evangelista, voltou à Fortaleza/Brasil (terra natal) onde se casou com a jovem Rosimeire, e retornaram à África. Largaram tudo e assumiram o chamado que receberam do Senhor, e hoje fazem 13 anos que vivem lá, numa localidade chamada Ilha de Boa Vista onde realizam além do trabalho missionário de evangelismo, ações sociais, educação e alfabetização dos habitantes. O casal tem uma filha de 6 anos que nasceu lá, e é um exemplo para jovens, homens e mulheres que desejam se entregar a obra do Senhor.

Marcos: Porque o senhor decidiu fazer o trabalho missionário na África? Foi difícil largar sua vida no Brasil? 

Pr. Francisco: Por que fui chamado pelo Senhor, e entendi que era na Africa que Ele queria que eu fosse. E também porque essa região está na janela 10x40 onde estão os países menos evangelizados do mundo e mais pobres. Sempre é difícil deixar tudo e todos para trás, para poder se dedicar a um outro povo. Porem sabemos que missões exige renuncia e aprendemos com o exemplo do nosso Mestre.

Marcos: Sabemos que no Brasil existem muitos trabalhos missionários. Qual a diferença entre evangelizar um brasileiro e um africano? Na África, existe um comprometimento maior? 

 Pr. Francisco: Bem, temos as diferenças entre culturas para começar, e percebo que evangelizar o nosso próprio povo se torna bem mais fácil por vivermos as mesmas culturas, costumes e língua. Quando falamos de evangelizar um africano, o inverso acontece. Pois existem as barreiras da cultura e sincretismo que são muito fortes. E claro o baixo entendimento da Bíblia, e em muitos casos falta de conhecimento total. Por exemplo: perguntamos a uma jovem aqui, o que ela sabia da Trindade, ela respondeu que era a marca de uma água engarrafada que se vende aqui.

Marcos: Certa vez ouvi a entrevista de um missionário que fazia missões em um país extremamente rígido contra o evangelho de Jesus, ele disse o seguinte "É muito difícil fazer missões em um país assim, porém as pessoas que se convertiam estavam realmente dispostas a morrer pelo SENHOR se necessário, diferente de países onde o evangelho é livre mas as pessoas vivem de qualquer forma, sem valorizar". O senhor concorda com essa afirmação? 

Pr: Francisco: Sim, mas essa afirmação depende de pais para pais, de uma cultura a para outra. Porem uma coisa sei, que quando essas pessoas se convertem elas decidem levar a sério sua conversão ao Senhor Jesus, mas claro temos também as exceções.

Marcos: Como as pessoas podem estar contribuindo com a missão na ilha de Boa Vista? 

Pr. Francisco: Orando, vindo e contribuindo. Não tem outra maneira de fazer missões. Se houver alguém disposto a renunciar umas férias de trabalho, apoiar com uma oferta mensal, trimestral, semestral será uma benção. Pois nessa atual conjuntura da crise ai no Brasil, os cooperadores a este ministério será uma providencia do Pai. Deus abençoe a todos até que Ele venha!

Você pode contribuir contatando o Pastor Vieira através de sua página no Facebbok: https://www.facebook.com/MissionarioVieira ou diretamente pelo Banco Bradesco / Agência 2572.0 / Conta Poupança 21315-2 / Francisco Vieira

Por Marcos de Sá

Comentários